segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cetoacidose - EU TIVE!!!

Já ouviu falar em CETOACIDOSE ???


Até o dia 02/07/2003 eu nem sabia que existia...


Cetoacidose é uma das piores complicações do diabético, principalmente do diabético tipo 1.

A situação é dramática...




Nós diabéticos precisamos ficar atentos ao nosso corpo, a tudo que sentimos. Precisamos nos conhecer... assim conseguimos perceber quando algo vai errado no nosso organismo.


Sabe aquela infecçãozinha de nada, aquela sinusite boba... pois é pode parecer boba, mas se não tratar corretamente... pode se tornar um grande tormento.


Ah... sem contar aqueles diabéticos preguiçosos (que nem eu! rs) que tem preguiça de levantar pra pegar a insulina na geladeira e acaba deixando de tomar... Se soubesse o problema que gera isso mais a diante!!! levantávamos em um instante...


Eu era assim, disse era!!! ainda tenho preguiça... mas só de pensar no que eu passei, ela acaba em dois tempos!!! rs

Antes de 2003 eu tinha preguiça de levantar pra pegar insulina à noite, muitas vezes eu já deitada vendo TV ou cochilando... deixava de tomar a insulina da Ceia e obvio deixava de fazer a Ceia. Aí, misturado com Estresse, dieta que eu não fazia, aqueles abusos (só um pedacinho não faz mal!!! não faz mal o que... não cai nessa!) PRONTO!!! lá fui ser internada no hospital...

Diagnóstico? Cetoacidose... Hã!??? que diacho é isso...


Pois é, um momento da minha vida que nunca vou esquecer... Em coma, no CTI... médicos sem muita esperança (a situação tava crítica!) cheia daqueles tubos, aparelhos... aquele barulho do monitor cardíaco que se eu fechar os olhos... até hoje eu escuto aquilo apitar. Que situação eu me encontrava!!! Eu quase morri... (É que são Pedro não queria de jeito nenhum me aturar lá no céu!!! quando cheguei lá ele disse: Sai daqui muié!!! num te aturo aqui não! ainda bem né...rs)


Graças à Deus, eu fui salva... eu saí dessa!!! pra nunca mais eu esquecer...

Me lembro que após 5 dias no CTI minha primeira refeição foi meio copo de canja batida no liquidificador... e foi o MELHOR ALMOÇO DA MINHA VIDA. E tomar banho sozinha? em um chuveiro??? não existe coisa melhor no mundo!!! Pequenas coisas que não damos valor no nosso dia a dia, que quando eu pude fazer no CTI, eu fiquei muuuuuuuuito feliz.


Quer saber pra que me serviu a experiencia???? vou enumerar abaixo o que eu aprendi...


1- Nunca + vou ter preguiça de tomar insulina.

2- Não caio mais no conto de que "um pouquinho não faz mal"

3- Fazer xixi sem ser pela sonda é muito bom!!! tomar banho então...

4- Comer o que se pode comer, é bom demais da conta... nenhum abuso vale a sua vida!!!

5- Não me estressar por nada nesse mundo... dane-se tudo!!!

6- Que bebê sofre com aquelas fraldas descartáveis... aquilo me assou muito!!! (também quando eu era bebê... há um tempinho atrás... eu usava de pano!!! não me adaptei com essas descartáveis!!!)


Enfim...


Nossa vida foi dada por Deus, então só pode ser tirada por ele. Quem crê que não temos esse direito, tenta (sei que é dificil!!! eu não sou dos melhores exemplos de diabética) fazer tudo direitinho, para não acabar com a própria vida.


VIVER É MUITO BOM... PENA QUE EU FUI DESCOBRIR ISSO EM UM CTI!!!


Não permita esse tipo de descoberta em sua vida...


Beijos doces!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário